top of page

Biópsias Percutâneas

As biópsias percutâneas guiadas por imagem são o método padrão-ouro no diagnóstico de diversos tumores e infecções.

Por que uma biópsia percutânea?

A biópsia percutânea evolui muito em sua técnica de execução nos últimos anos, sobretudo pela disponibilidade de serem guiadas por métodos de imagem. Dessa forma substituíram amplamente as antigas biópsias cirúrgicas, em que era necessário abrir um corte na pele e tecidos profundos sob anestesia geral no centro cirúrgico para se obterem os fragmentos de análise. As biópsias percutâneas atingem os mesmos níveis de acurácia que as biópsias abertas, porém com menores taxas de complicação, dor e ausência de necessidade de anestesia geral na maior parte dos casos.

prop_liver-biopsy_fig-5a-24076-article_edited.jpg
osteoporosis-1.jpg
8ae5a54cdead0cf059c071df719dc8_jumbo.jpeg

Para que serve uma biópsia?

Embora grande parte dos achados de exames de imagem possam ser diagnosticados diretamente pela avaliação das imagens pelo radiologista experiente, alguns casos de tumores e infecções podem necessitar de uma confirmação histopatológica para garantir o tratamento correto.

Como é realizada a biópsia?

Onde?

São realizadas no setor de Radiologia Intervencionista, para se utilizarem dos métodos de imagem com guia, seja a ultrassonografia ou a tomografia computadorizada.

Preciso internar?

As biópsias podem ser feitas em regime ambulatorial (sem internação).

Que métodos de imagem são utilizados?

As biópsias são habitualmente guiadas por: Ultrassonografia: ótima para caracterização de nódulos de partes moles, principalmente se superficiais. Tem como vantagem ser mais rápida e não envolver radiação ionizante.

Tomografia computadorizada: possibilita a visualização e amostragem de lesões profundas e das lesões ósseas. Embora envolva uso de radiação ionizante, protocolos otimizados reduzem isso a níveis seguros.

É necessária anestesia geral?

Os nódulos de partes moles podem facilmente ser biopsiados utilizando-se unicamente a anestesia local. Nesses casos, o desconforto é mínimo, relacionado à injeção anestésica inicial, sendo um procedimento de menor complexidade e com período curto de observação intra-hospitalar.

As lesões ósseas por outro lado habitualmente requerem algum grau de sedação para serem biopsiadas com conforto (normalmente sedação leve ou moderada, sem necessidade de anestesia geral ou intubação). Após o procedimento, o(a) médico(a) anestesista acompanha o paciente por algumas horas (habitualmente 1-2h) antes da alta hospitalar.

Terei dor em casa?

A grande maioria das biópsias, mesmo as biópsias ósseas, não geram qualquer dor após o procedimento. Algumas porém, sobretudo em regiões muito periféricas e sensíveis, podem cursar com um dolorimento leve nos primeiros 2-5 dias após o procedimento. Caso sinta qualquer coisa fora do esperado, converse com seu médico radiologista sobre a necessidade de prescrição de medicações ou avaliação presencial.

bottom of page